Posição dos politicos e dos cientistas fase ao aquecimento global

09-06-2010 17:21

Vou escrever um comentário sobre as posições politicas e dos cientistas em relação ao aquecimento global, assim esta observação vai completar o meu trabalho do porfólio relacionado com o aquecimento do nosso planeta.

 

Como todos já sabemos, o aquecimento global é o aumento da temperatura da terra, ou seja, segundo esta teoria o nosso planeta está a aquecer ao longo do tempo e a longo prazo este aquecimento pode levar a nossa extinção assim como de outras espécies.

 

Devido à gravidade desta situação o aquecimento global é um assunto muito falado hoje em dia pela comunidade. Os cientistas e os politicos são duas forças importantes para a resolução desta problemática e ambos tem opiniões e ideias sobre a mesma.

 

As vezes a comunicação social passa uma mensagem que pode não ser acertada, as noticias e a polémica que é o aquecimento global parece que é um problema em que os cientistas estão todos de acordo, mas esta informação é um engano. O aquecimento global ainda é muito debatido entre os cientistas e discutido, cada vez aparecem novas teorias em relação a este. Passando aos exemplos:

Timothy Ball, climatologista que estuda o aquecimento global há 30 anos, diz que as alterações do clima são um processo natural, em que as emissões de dióxido carbono têm pouca influência, admite ainda que o dióxido carbono ajuda no crescimento das plantas e que as variações de intensidade do sol são o principal factor que afecta o clima. (link do artigo de Ball ).

 

Cientistas alemaes contestaram aquecimento global à chanceler Ângela Merkel, considerando-o uma pseudo-religião. (link ).

 

 

Enquanto que existem outros cientistas, a maioria que acredita no aquecimento global e tenta por tudo alertar os governos, fazer conferências, procurar soluções, falar à comunicação social, exemplo:

 

"Mais de 250 cientistas de todo o mundo, membros da Academia Nacional de Ciência dos EUA, defenderam esta quinta-feira que as alterações climáticas estão a ser provocadas pelo ser humano e qualificaram de dogmáticos aqueles que negam um problema «potencialmente catastrófico», noticia a Lusa. " (link )

 

Podemos então chegar à conclusão que os cientistas não estão todos de acordo, em relação ao aquecimento global e a sua verdadeira causa, assim como a sua solução. As posições dos cientistas são assim diferentes entre estes, existindo várias teorias a serem defendidas embora a comunicação cientifica desvie ou dificulta a divulgação le algumas destas.

 

Os politicos cada vez mais dão atenção a esta temática, em 16 de Fevereiro de 2005 entrou em vigor o protocolo de Quioto, discutido em 1997 em Quioto no Japão, este protocolo visa diminuir as emissões de dióxido carbono para a atmosfera através do acordo entre nações e paises. Esse acordo obrigava estes paises a diminuir as emissões com aparecimento de leis da quantidade de dióxido enviado para atmosfera. Neste protocolo entraram paises que juntos emitiam cerca de 55% dos gases poluentes. Muitos politicos tomaram uma posição neste protocolo, colocando o seu pais no acordo internacional. Portugal foi um dos paises a entrar no protocolo de Quioto.

 

Uma das polémicas originadas nesta altura, foi a negação do protocolo por parte dos Estados Unidos da América. George Bush tomou uma posição contraria a muitos politicos europeus, recusando o acordo e considerando este uma má politica, pois iria afectar a economia do país, embora tenha falado em medidas que o seu pais implementou para diminuir as emissões e da sua eficácia. (link)

 

O aquecimento global ganhou maior fama, e tornou se um dos maiores temas mundiais devido a um politico americano, que se candidatou a presidente dos estados unidos da america em 2000 e foi vice presidente dos estados unidos na administração de Clinton, Al Gore que lançou  em 2006 o documentário " An Inconvenient Truth" que fez sucesso e lançou a grande problemática do aquecimento global pelo mundo fora. Este tentou fazer pressão a Bush para a entrada no protocolo de quioto mas sem sucesso.

 

Obama, o mais recente presidente dos estados unidos tomou uma posição diferente de Bush e afirmou o EUA como mais um lutador contra o aquecimento global, implementando novas leis e ideias. (link)

 

As conclusões que podemos tirar e que o tema "aquecimento global" é um tema que é extremamenta falado e discutido, embora as pessoas que se encontram no poder e podem fazer a diferença, tenham dúvidas sobre a verdadeira existência do aumento de temperatura, e agem muitas vezes de acordo com os seus interesses, politicos que querem causar boa impressão, cientistas que querem ser reconhecidos e ouvidos todas estas posições e decisões tomadas pelos "homens do saber" (cientistas) e pelos "homens do poder" (politicos) são tomadas de modo a não comprometerem-se muito no assunto tornando o processo lento e muitas vezes sem efeitos. Como por exemplo o protocolo de quioto que é muitas vezes desrespeitado por muitos países devido aos seus governos que nao mostram a responsabilidade que deviam ter nos seus cargos.

 

 

Deixo por fim um link de um site bastante interessante sobre um assunto com várias estatisticas e números que podem impressionar algumas pessoas. Worldmeters

 

 

 


 

 

 

 

 

 

Procurar no site

Questionário

Acreditas no Aquecimento Global?

aquecimento global

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode