Reflexões de fim de ano

23-05-2010 23:51

    

 

Estamos perto do fim do ano e como não poderia deixar de ser, vou apresentar as minhas reflexões e conclusões finais.

 

    A minha primeira reflexão, foi já referida nas reflexões do 2º período mas tem direito a ser referida de novo, ou seja, o metodo de ensino da professora Elvira. Para mim, este foi completamente novo, pois nunca tinha experimentado as aulas desta maneira moderna e com liberdade para trabalhar. Este sistema mostrou me novos horizontes, como aprender de um modo diferente ao que estamos habituados. Este modo de ensino deu-nos a possibilidade de sair da rotina durante as aulas de geologia (sair da rotina que é uma das coisas que mais gosto de fazer) e no meu caso motivou-me abrindo a minha mente resultando assim em maior criatividade.

 

Uma das tarefas que deu mais trabalho foi o portfólio, no qual eu no ínicio me questionei se iria gostar deste e em pouco tempo passou a ser uma das minhas partes preferidas da disciplina. Eu também gostei de traçar perfis geológicos embora tenha tido uma grande dificuldade na sua realização.

 

Passando a reflexão sobre o conteúdo da disciplina, as partes que gostei mais foi da Geo-história pois retratava a nossa terra desde a sua formação até aos dias de hoje e o aquecimento global pois este fazia referência a problemas que estão a levar à nossa extinção. Os assuntos que menos me agradaram foi o da exploração de recursos geológicos do tema 3 e o da tabela cronostratigráfica do tema 2.

 

Quanto ao modo de apresentar os trabalhos através da formação de um portfólio online, ou seja, um site foi uma ideia muito boa pois ao mesmo tempo que aprendemos expomos o nosso projecto a um maior número de pessoas que podem aprender com ele.

Falando um pouco do meu portfólio em si, eu penso que este está bem estruturado e simples, ou seja, da para entender onde se encontra a informação principal, a secundária, as noticias, entre outros espaços formados. Este tenta também cativar o publico a sua leitora com uma homepage motivadora e pequenas musicas  e filmes.

 

CONCLUSÕES:

 

No fim do 11º ano deram-me a escolher duas de 5 disciplinas, a conclusão que tiro é que a geologia foi uma boa escolha, pois esta faz esta relacionada com área de trabalho que pretendo escolher e ensinou-me uma lição mais importante que o próprio conteúdo da geologia, ensinou-me a tentar sempre inovar, melhorar e a experimentar.

 

Apelo a todos os meus leitores que estão a ler, a experimentar coisas novas:

 

Se forem professores, testem novos métodos de ensino.

Se forem alunos, novas formas de apresentar trabalhos.

Se forem Humanos, novas formas de estar no mundo.

 

 

 

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode